A presidente e uma das fundadoras da São Geraldo, marca original do Cariri cearense, Tarcila Sousa, foi homenageada no evento “Bárbaras”, cujo tema foi “A mulher e o mercado de trabalho”. O nome do projeto, promovido pelo O Povo, é alusivo à Bárbara de Alencar, comerciante natural de Pernambuco que teve papel importante para a política no Crato–CE.
Virgínia Sousa, diretora financeira da São Geraldo e filha de Tarcila, foi a representante da mãe no evento, durante a homenagem.
“É um orgulho receber essa homenagem em nome da minha mãe, Tarcila Sousa, que tem 89 anos e que muito contribuiu com a história do Cariri e de muitas mulheres abrindo as portas do mercado de trabalho e sendo exemplo pela sua dedicação e compromisso. Na indústria, temos uma liderança feminina forte e representativa. Somos quatro diretoras à frente da empresa e um diretor comandando mais de 800 colaboradores”, detalhou a executiva.
Além de Tarcila, também foram homenageadas: a jornalista Adísia Sá; a ex-governadora do Ceará, Izolda Cela; a secretária estadual dos Direitos Humanos, Socorro França; e a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Daciane Barreto.
Tarcila Sousa
Tarcila Sousa, nascida em Brejo Santo em 12 de abril de 1935, é empresária e fundadora da Cajuína São Geraldo LTDA. Formada em Ciências Contábeis pela escola técnica do Cariri, seu nome foi inspirado na pintora Tarsila do Amaral. Aos 15 anos, deixou sua cidade para estudar em Juazeiro do Norte, contrariando a vontade de seu pai. Após concluir o curso, trabalhou na Arca da Aliança e, na década de 1960, ingressou no ramo de bebidas junto aos irmãos José Amâncio e Francisco de Souza. Seu objetivo era garantir um futuro melhor para a família.